sexta-feira, 27 de março de 2020

Clientes enfrentam dificuldade para solicitar pausa de prestação em bancos

Para ajudar as pessoas a enfrentar o atual momento econômico, os cinco maiores instituições do país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander – anunciaram a suspensão de parcelas de algumas linhas de financiamento. A medida entra em vigor a pedido dos clientes, e muitos deles têm tido dificuldade para fazer essa solicitação em seus respectivos bancos.

Exame entrou em contato pela central de atendimento das instituições para ter orientações – como fariam os correntistas – e o resultado foram informações desencontradas quando as chamadas foram atendidas. Mas, na maior parte das vezes, no entanto, foram minutos de espera sem sucesso.

A cabeleireira Letícia Souza (nome foi trocado a pedido da entrevistada) também teve essa dificuldade. Ela solicitou pausa no financiamento imobiliário da Caixa pelo aplicativo Habitação e a resposta é que o banco entraria em contato em 48 horas.

Já uma leitora da Exame disse que ligou para o banco Santander e que foi informada que ela terá que fazer a solicitação de pausa no financiamento em sete dias úteis antes do vencimentos. Falou ainda que tentou ligar para 4004-3535, mas que pela demora acabou desistindo.

No site do Reclame aqui, existem algumas reclamações sobre o Bradesco. Um cliente do banco afirmou que demorou mais de um dia tentando falar com o banco na linha  4004-4433. Depois que conseguiu, ele não teve a solicitação atendida. Outro cliente reclamou que o atendente do BB disse que não existe prorrogação. E ainda um correntista do Itaú disse que tentou entrar em contato há dias pela central de atendimento para pausar o financiamento e, como ninguém atendeu, foi à agência. Mesmo assim, não teve solução.

Era de se esperar que houvesse dificuldades iniciais. Afinal, a demanda por atendimento aumentou consideravelmente, já que a pausa nas prestações é importante para boa parcela da população. Mas não é só isso. O tema é novo, existem dúvidas com relação às regras e condições e muitos atendentes de centrais de atendimento estão trabalhando a distância pela primeira vez.

Em nota, o Bradesco disse que está atendendo a todas as solicitações para prorrogação dos prazos dos contratos de financiamento. “As condições estão sendo mantidas. Eventuais manifestações são casos pontuais e o banco permanece à disposição para resolver.”

É bom frisar que as instituições têm regras diferentes. No Itaú Unibanco, por exemplo, as linhas de financiamento que permitem a pausa das parcelas são de imóvel e veículo. Apenas os clientes com pagamento em dia podem requerer a postergação por 60 dias, por meio das centrais de atendimento do Itaú. Durante este período, é mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. As parcelas não serão encavaladas: o cliente fica dois meses sem pagar e depois volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos ao final do financiamento.

Já no caso da Caixa, é possível pausar parcelas habitacionais, desde que estejam adimplentes ou com até dois encargos em atraso. O período de carência pode chegar a 90 dias. Os encargos pausados serão incorporados ao saldo devedor. No entanto, não está disponível para clientes que utilizam o FGTS para pagamento das prestações mensais. As mesmas condições estão sendo oferecidas para clientes que possuem operação de home equity (empréstimo com garantia de imóvel) e que já possuam ao menos 11 parcelas pagas. Até quinta-feira (26), foram solicitados 722 mil pedidos de pausa no financiamento imobiliário. 

Este artigo foi publicado primeiro no site https://https://exame.abril.com.br/


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